O Que Tira Gordura do Fogão? | Guia 2023

Publicado em:

Limpar um forno gorduroso é uma tarefa difícil que as pessoas adiam, principalmente porque muitas não sabem o que tira gordura do fogão. 

Eu mesma não gosto quando tenho que limpar o forno, porque parece que nunca consigo remover toda a sujeira e gordura.

Mas, depois de pesquisar muito, descobri formas de remover a gordura do fogão.

o que tira gordura do fogao

Para te ajudar a descobrir o que tira gordura do fogão, neste artigo eu apresento algumas soluções rápidas para que o seu fogão fique limpinho.

Mas saiba que, se o fogão estiver muito sujo, essas soluções vão ajudar a remover a sujeira da superfície. Em situações mais graves, pode ser necessário  considerar uma limpeza com produto profissional.

Dependendo do estado pode ser necessário até que você procure um novo, para isso você pode ver nosso artigo com o melhor fogão a gás.

Continue lendo, pois vamos te dar dicas valiosas sobre como limpar a gordura do fogão.

7 maneiras de tirar gordura do fogão

Existem várias maneiras de limpar seu fogão.

Então, vamos aprender como tirar aquela gordura insistente de forma rápida e prática. 

Farinha

Parece estranho, mas a farinha é ótima para retirar óleo ou gordura líquida.

Polvilhe farinha sobre o óleo derramado. A farinha absorverá a gordura e você poderá limpá-la facilmente. Apenas certifique-se de que o óleo está frio antes de retirar.

Bicarbonato de sódio e água

O bicarbonato de sódio é uma ótima solução de limpeza multiuso para muitas coisas em casa.

O bicarbonato de sódio é alcalino, o que significa que ele faz um ótimo trabalho ao dissolver a gordura. E porque é suave, destrói a gordura sem danificar as superfícies que está a limpando. 

Basta misturar 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 1 xícara de água. Use a solução em uma esponja para esfregar as superfícies engorduradas

Detergente para louça

Os saponáceos são feitos para se prenderem às moléculas de gordura e ajudar a lavá-las, e os detergentes de louça são alguns dos mais fortes combatentes de gordura que existe.

É só colocar um pouco de água com detergente em cima do local engordurado e deixar agir por alguns minutos. Depois, passe uma esponja para finalizar.

Sal e álcool

Misture 1 parte de sal com 4 partes de álcool isopropílico. Use um pano para esfregar a solução com força até que a gordura saia.

Depois de remover a gordura e com a solução seca, tire o excesso de sal e use um pano úmido para limpar as marcas deixadas para trás.

limpeza de fogao com vinagre

Vinagre

Para manchas de gordura endurecidas, como aquelas que você encontra no fogão e no interior do forno, borrife vinagre diretamente na mancha e deixe agir por cerca de cinco minutos. 

O vinagre não corta a gordura por si só como os materiais alcalinos, mas pode ajudar a suavizar a sujeira e tornar o processo de limpeza muito mais fácil. 

Para obter os melhores resultados, aplique o vinagre quando a superfície estiver quente.

Amônia

Embora a amônia não seja ideal para todas as necessidades de limpeza, ela faz maravilhas em queimadores de fogão sujos. 

A gordura e a sujeira podem ser extremamente difíceis de remover, mas se você colocá-las em um saco ziplock com amônia, elas ficarão limpas. 

Basta deixar o saco selado durante a noite e lavar os queimadores pela manhã.

Limão

Os limões são uma maneira incrível e não tóxica de limpar muitas coisas na sua cozinha. 

Um método muito conhecido consiste em combinar suco de limão com bicarbonato de sódio e preparar uma pasta. 

Outra opção é simplesmente cortar um limão ao meio e usá-lo para esfregar a mancha de gordura. 

De qualquer forma, apenas certifique-se de usar um pano úmido para lavar qualquer resíduo.

Lembre-se de usar luvas ou lavar muito bem a mão após utilizar o limão. Isso porque o sumo dessa fruta pode causar queimaduras quando a pele é exposta ao sol.

limpar a gordura do fogao

Conclusão

Existem diversos produtos e receitas caseiras que podem ser usadas para limpar a gordura do fogão.

Essas soluções funcionam muito bem para remover gorduras da superfície do fogão.

Mas, dependendo do quão sujo o seu fogão estiver, esses métodos não conseguirão resolver o problema de vez, podendo até ser necessário um novo, como o fogão Atlas.

Às vezes, comprar um produto específico, principalmente se o seu fogão precisar de uma limpeza profunda, vai fazer toda a diferença no resultado.

Marilene Oliveira

Marilene Oliveira

Marilene é a editora-chefe do Itens de Casa. Ela é louca por tudo relacionado decoração, mobilia, e casa. Dona de casa, ela passa a maior parte dos fins de semana com as suas crianças em casa.