Geladeira no máximo ou no mínimo? Essa é uma pergunta comum que muitos usuários fazem quando compram esse eletrodoméstico.
Saber a temperatura certa da geladeira evita que alguns alimentos congelem e outros fiquem sem receber o frio necessário. Dessa forma, é possível conservar a sua comida corretamente.

Por isso, hoje nós vamos falar sobre esse assunto e responder em quais situações você deve utilizar a sua geladeira no mínimo ou no máximo.
Continue lendo e saiba qual é a melhor temperatura para cada ocasião.
Conheça também nossa sugestão de leitura onde falamos sobre a nossa seleção das melhores geladeiras frost free do ano.
Índice
Geladeira no máximo ou no mínimo?
Vamos identificar quando a nossa geladeira deve ficar na temperatura máxima ou mínima.
Dessa forma você vai usar o seu eletrodoméstico correntemente e aumentar sua vida útil.
Além disso, ainda vai economizar energia elétrica, pois não vai deixar o equipamento na potência máxima sem necessidade.
Quando usar a geladeira no mínimo
A geladeira deve ser usada na temperatura mínima nas seguintes situações: viagem, poucos produtos ou tempo frio.
Quando você viaja, é melhor deixar a geladeira na temperatura mínima, pois a porta não será aberta, como consequência, não haverá perda de calor para o ambiente.
Uma geladeira que não possui muitos itens dentro também não precisa ficar em uma temperatura alta, já que não há dificuldade na passagem do ar frio entre os alimentos.
Se o tempo está frio, a geladeira perde menos calor cada vez que é aberta, logo, o melhor é abaixar a temperatura do equipamento nesses dias.

Quando usar a geladeira no máximo
A geladeira deve ser usada na temperatura máxima em dias de celebração e festas, em dias muito quentes e quando estiver cheia.
Há quem inclusive até utilize o freezer ao invés da geladeira. E nisso existem vários modelos e marcas como o freezer frost free da Brastemp.
Em dias de festa a sua geladeira geralmente é muito utilizada, ou seja, é aberta frequentemente, por isso é aconselhado deixá-la na temperatura máxima.
Quando a temperatura ambiente está muito alta a geladeira perde ar frio para o ambiente rapidamente, então, mantenha a temperatura alta para compensar essa perda.
Se você fez uma compra grande e a geladeira está cheia, o melhor é deixar a geladeira na temperatura máxima, para garantir que todos os itens gelem por igual e nenhum deles estrague.
Geladeira dura mais no máximo ou no mínimo?
Você deve regular a temperatura da sua geladeira para que o interior fique sempre fresco e os alimentos gelados.
Usar a geladeira na temperatura mínima mesmo quando o tempo está quente ou há muita comida guardada, pode economizar energia a curto prazo.
Mas, a longo prazo, a sua geladeira vai apresentar problemas graves devido ao sistema interno estar desregulado.
Por outro lado, usar a geladeira sempre no máximo, além de ser um desperdício de energia, acaba sobrecarregando o sistema e diminuindo a vida útil do equipamento.

Sendo assim, o melhor é seguir as instruções do manual da sua geladeira, pois assim ela vai durar por muito tempo e vai gastar somente a energia necessária para o seu funcionamento.
Conclusão
A geladeira é um eletrodoméstico essencial em todas as cozinhas, por isso, utilizar corretamente suas funcionalidades é capaz de dar uma sobrevida ao equipamento.
Se você quer que sua geladeira dure por anos, mantenha a temperatura interna do equipamento fresca o suficiente para manter os alimentos gelados.
Usar a geladeira na temperatura mínima ou máxima sem necessidade vai ocasionar diversos problemas futuramente e diminuir a vida útil do seu equipamento.